terça-feira, fevereiro 20, 2024
InícioEmpoderamentoAutoestima Baixa - Como superar

Autoestima Baixa – Como superar

Todas nós sabemos como a Autoestima baixa pode afetar a nossa vida e nos fazer deixar de realizar atividades que gostamos por se sentir inseguras né?

A baixa autoestima pode ser um bloqueio enorme para nós mulheres, impedindo de alcançar metas e oportunidades incríveis para nossa vida tanto pessoal, quanto profissional. Fazendo com que a gente se contente com bem menos do que merecemos.Mas precisamos sempre lembrar que somos dignas de todo amor, respeito e sucesso desse mundo. Cada mulher é única com sua personalidade, qualidade e talento. Você é capaz de se libertar desse sentimento e se tornar uma mulher que irá transmitir confiança por onde passar.

Quer se aprofundar no assunto, entender mais sobre e como conseguir sair dessa situação? Continue a leitura.

Quais sinais de uma Autoestima Baixa?

É importante se atentar aos sinais que indicam uma possível autoestima baixa, para que possamos pedir ajuda, compreender melhor oque está havendo e oque fazer.

Abaixo você irá encontrar alguns sinais que são comuns de acontecer

  • Autocrítica : È um dos sinais mais comuns nesse meio. Muitas vezes acabamos nos apegando apenas nas dificuldades e falhas, ignorando nossas conquistas e acertos.
  • Comparação Constante: Também é bastante comum a gente se comparar com outras mulheres, outras vidas e se colocar em uma posição inferior, se sentindo menos digna que os demais.
  • Perfeccionismo: Quando se trata do perfeccionismo, esquecemos que somos seres humanos e que não existe alguém perfeito em tudo. Isso acaba nos frustrando e impedindo de dar novos passos.
  • Falta de autocuidado: Quem não se ama, não se cuida! Essa frase já resume tudo, você começa a negligencia sua saúde física e mental, deixando tudo relacionado a você em segundo plano.
  • Comodismo: Quando encontramos essa zona de conforto, fica muito difícil deixa-la, pois temos medo da fracassar, ficamos inseguras e procurando sempre uma desculpa para continuar onde está.

Oque fazer para melhorar?

Melhorar a autoestima é um processo gradual, mas com amor próprio e autodeterminação, podemos construir uma autoimagem mais positiva e confiante.

Existem várias atividades que podem ajudar a melhorar a autoestima, irei citar algumas delas:

  • Exercícios físicos: Sabemos que oque mais afeta nós mulheres é o corpo, cuide do seu corpo e se sentirá bem melhor. Além disso a atividade física libera endorfina, substância química que proporciona uma sensação de bem-estar e felicidade.
  • Cuide de você: Tire um tempo para você, mas sem se colocar em segundo plano, trate esse momento como um compromisso importante como qualquer outro. Cuide do cabelo, unha, pele, coloque uma roupa que goste, leia um livro ou assista um filma. Tenha esse momento sozinha.
  • Se aproxime de pessoas positivas: Procure relacionamentos saudáveis e leves. Fique por perto de pessoas que te apoiam, te coloca pra cima e valoriza sua presença. Evite pessoas toxicas, que apontam defeitos e está sempre reclamando de tudo.
  • Faça uma lista de gratidão: Todos os dias antes de dormir, faça uma lista com três coisa pelas quais você é grata. Isso ajuda a sempre lembrar das suas conquistas e permanecer com um pensamento positivo, fortalecendo sua autoestima.

Lembre-se de que a autoestima é um processo contínuo, e é normal ter altos e baixos ao longo do caminho. Celebre suas vitórias, por menores que sejam, e tenha paciência consigo mesma nos momentos de desafio. Acredite em seu potencial, valorize-se e lembre-se de que você é única e especial. Cultivar uma autoestima saudável é um presente que você merece dar a si mesma.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Você não está sozinho!

Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço de atendimento gratuito de prevenção de suicídio e apoio emocional. O atendimento é feito por voluntários por telefone (188), e-mail ou chat 24 horas por dia.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULAR