terça-feira, fevereiro 20, 2024
InícioSaúdePlanejamento Familiar - Como fazer?

Planejamento Familiar – Como fazer?

O planejamento familiar é o processo pelo qual os casais começam a conversar sobre quando e quantos filhos ter, baseado nas informações sobre gestação, despesas, maternidade e paternidade.

O objetivo do planejamento familiar é permitir que as pessoas tenham o número desejado de filhos, no momento certo e em condições que sejam seguras e saudáveis tanto para os pais quanto para as crianças.

Além disso, ele prepara os pais para que possa planejar suas vidas, estabelecendo metas pessoais e profissionais, buscando educação e oportunidades de carreira. Com isso podendo garantir um ambiente saudável para o crescimento e desenvolvimento de seu filho(a).

É importante lembrar que o planejamento familiar é um direito humano reconhecido internacionalmente. Os casais têm o direito de tomar decisões livres e informadas sobre sua saúde reprodutiva, sem discriminação, coerção ou violência.

Como fazer o meu planejamento?

Como já diz o nome, o planejamento precisa ser feito com antecedência. O ideal é que todas nós tenhamos acesso a essas informações mesmo na adolescência ou sem ter um relacionamento sério.

Isso iria evitar o alto número que temos no nosso pais gravidez indesejada.

Pesquisa realizada pela Bayer, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conduzida pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), apontou que cerca de 62% das mulheres brasileiras já tiveram pelo menos uma gravidez não planejada.

Você pode começar com uma conversa aberta com seu companheiro. Discutam seus desejos, expectativas e preocupações em relação a tudo. Certifique de que estão de acordo e respeitando a opinião um do outro. Essa conversa é de grande importância pra fortalecer o relacionamento e facilitar os próximos passos.

Além disso, a melhor forma para começa seu planejamento é procurando a ajuda de um especialista sobre o assunto. Tenha uma ginecologista de sua confiança para te dar suporte e esclarecer qualquer duvida que possa surgir. Se informe sobre os diferentes métodos contraceptivos disponíveis, como pílulas anticoncepcionais, DIUs, preservativos, injeções hormonais, adesivos, anéis vaginais, implantes e métodos de barreira. Peça para que seu médico explique como eles funcionam, sua eficácia, benefícios e possíveis efeitos colaterais.

Se você decidir ter uma gravidez, comece a preparar sua saúde e corpo para ter uma gravidez saudável para você e seu bebe. Adote um estilo de vida saudável, incluindo alimentos mais saudáveis, praticando exercícios físicos, se mantendo hidratada e evitando o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.

Benefícios

Além disso, é importante destacar outros benefícios do planejamento familiar. Ao planejar financeiramente, você pode se sentir mais preparada para os custos associados à criação de uma criança. Além disso, o planejamento familiar permite que você estabeleça objetivos pessoais e profissionais, buscando educação, oportunidades de carreira e estabilidade emocional e familiar.

Por fim, faça revisões periódicas sobre seu planejamento, revise suas escolhas contraceptivas, discuta com seu parceiro sobre possíveis mudanças de planos e ajuste seu planejamento conforme as circunstâncias.

Lei 14.443/2022

Aprovada no Senado em agosto de 2022, entrou em vigor no início de março de 2023 a lei 14.443/2022 reduzindo para 21 anos a idade mínima de homens e mulheres para a esterilização voluntária e retirou a exigência do consentimento do companheiro para realização da laqueadura e vasectomia

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

MAIS POPULAR